Contributo Para a Didática do Basquetebol: Comparação Entre Dois Modelos de Ensino

Por: Aldo Costa, António Vicente, Carlos Cardoso, Joana Santos, João Marques, Júlio Martins, Kelly O´hara e Nuno Calvário.

XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

O Basquetebol é uma modalidade nuclear da Educação Física e que está presente ao longo dos diversos anos de escolaridade. São conhecidas várias propostas de modelos de ensino para a modalidade em contexto escolar mas não são frequentes os estudos que comparem a influência na aprendizagem e motivação dos alunos. Pretendeu-se com este estudo analisar a influência de dois modelos de ensino (o modelo tradicional de ensino dos jogos desportivos e o modelo de ensino dos jogos desportivos coletivos para a compreensão (TGFU)) no desempenho técnico dos alunos no Basquetebol em aulas de Educação Física e motivação dos alunos segundo o tipo de modelo de ensino aplicado. Foram comparados 46 alunos de duas turmas de 10.º ano de escolaridade de uma mesma Escola, alunos a quem foi aplicado um inquérito por questionário incidente na Motivação para as Atividades Desportivas (QMAD) e a Bateria AAHPERD (Kirkendall, 1987 e Strand e Wilson, 1993). Verificou-se como mais relevante um aumento nas aprendizagens das técnicas em ambas as turmas, embora esta evolução tenha sido mais evidente na turma onde se aplicou o modelo de ensino dos jogos desportivos coletivos para a compreensão (TGFU). Será importante considerar na Didática do Basquetebol em contexto escolar, nomeadamente nas aulas de Educação Física, o privilégio por modelos de ensino que se centrem na compreensão da modalidade.

Endereço: http://www.fade.up.pt/rpcd/entradaPT.html

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.