Controle e Desmobilização: Saberes e Práticas da Educação Física nos Governos Militares (1964-1985)

Por: Telma Adriana Pacífico Martineli e Thiago Pelegrini.

X Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer, Educação Física e Dança/ II Congresso Latinoamericano de História de la Educación Física - CHELEF

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Resumo

O pós-64 foi marcado por intensas transformações visando à preservação da ordem sócioeconômica
no país. Deste modo, no âmbito educacional efetuou-se a promulgação de um conjunto de leis e seus corolários, com caráter autoritário e desmobilizador, que influíram em todas as disciplinas escolares. Portanto, o objetivo dessa comunicação refere-se à discussão de como ocorreu à construção de concepções educacionais para a Educação Física. Para tanto, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e a análise do discurso. Constatou-se, que a disciplina foi reformulada em consonância com os mesmos intuitos de doutrinação e disciplinarização do corpo discente que caracterizam as políticas educacionais do período.

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