Controle Postural de Idosos: Efeito da Perturbação Visual com o Uso do Sistema âncora

Por: .

2009 04/05/2009

Send to Kindle


Resumo

O número de quedas durante o envelhecimento é alto e as consequencias para o indivíduo podem ser drásticas. O entendimento do funcionamento do sistema de controle postural é importante na medida que pode minimizar a quantidade de quedas nesta fase da vida e com isto melhorar a qualidade de vida destas pessoas. Foram realizados dois estudos com o objetivo de investigar os efeitos do envelhecimento sobre o controle postural com o uso de uma ferramenta não-rígida, denominada de sistema âncora, em contextos que restringem a informação visual. O primeiro estudo investigou a estabilidade postural de 15 adultos jovens (média de idade de 20.20 anos ± 1.61) e 15 idosos (média de idade de 68.13 anos ± 6.09) em uma tarefa postural com restrição da base de suporte (posição semi-tandem) sem restrição da informação visual (fixando o olhar a um ponto fixo), e na ausência da informação visual, com utilização do sistema âncora (125 g) e uma condição controle. As medidas do centro de pressão (Cop) foram obtidas através da plataforma de força e as variáveis dispersão, amplitude e velocidade da oscilação na direção médio-lateral e antero-posterior foram analisadas. Os resultados mostraram que o grupo de idosos apresentou maior oscilação corporal que o grupo de adultos jovens, nas duas condições visuais investigadas; que a ausência da informação visual provocou maior instabilidade postural para ambos os grupos e que o sistema âncora foi útil para estabilizar a postura dos dois grupos estudados, com uma diferença entre os grupos: para o grupo de adultos jovens a efetividade do sistema âncora foi maior para as condições em que a informação visual estava ausente e para o grupo de idosos o uso do sistema âncora foi mais efetivo nas condições em que a informação visual estava presente.

Endereço: http://www.athena.biblioteca.unesp.br/F/GMKQHF5QFIDFH6R43LX4E1QQ7IMPRHDT1NIUK9A65RS91G8ALX-08060?func=full-set-set&set_number=001216&set_entry=000130&format=999

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.