Coordenação Motora e índice de Desenvolvimento da Educação Básica: Uma Relação Pedagógica

Por: Jenipher Emanuelle de Lima Campos Zampier e .

Pensar a Prática - v.16 - n.3 - 2013

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Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a relação entre a coordenação motora e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), bem como se há interferência da quantidade de prática esportiva nessa relação pedagógica. Participaram 154 alunos dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental. Realizaram-se duas coletas (pré e pós-teste) através do teste KTK, em dois grupos. Através do T-Student independente e pareado foram feitas as comparações. Verificou-se uma relação direta entre o Ideb e a coordenação, não significativa e, interferência da prática esportiva e do contexto. A relação pedagógica estabelecida reafirma a necessidade de uma prática esportiva alicerçada na capacidade cognitiva com vistas na melhoria da qualidade da ação motora e da qualidade do ensino.

Endereço: http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/18112

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