Resumo

A Copa do Mundo, evento esportivo ocorrido no Brasil em 2014, constituiu uma grande oportunidade de promoção do país para garantir captação futura de visitantes, investimentos e integrou esferas públicas, privadas e terceiro setor no planejamento de iniciativas. Para Gotman (2009), o acolhimento por parte do anfitrião pode ser entendido como a inserção do outro a uma comunidade existente, esperando-se que tal comunidade receptora exerça o papel de anfitriã e não de serviçal (GOTMAN, 2009). Esse mesmo conceito pode ser utilizado para analisar um dos pilares de avaliação do índice de competitividade de viagens e turismo, parte do The Travel & Tourism Competitiveness Report (2013), apresentado como o 12º pilar – Afinidade para Viagens e Turismo. Dessa forma, o conceito hospitalidade pode ser considerado para destinos que objetivam atrair mais visitantes, um fator de competitividade. Nesse contexto objetivou-se compreender as manifestações de hospitalidade da comunidade anfitriã em relação a seus visitantes. Durante os 30 dias do evento foram coletadas 3081 matérias publicadas nas homepages dos portais selecionados com palavras chave definidas. Em seguida, elas foram divididas em cinco grupos de categorias para testar as hipóteses: (H1) A comunidade local busca a satisfação do visitante; (H2) As relações de hospitalidade foram melhor percebidas em contatos não organizados e não planejados entre anfitrião e visitante; e (H3) Há manifestação dos visitantes em querer retornar ao Brasil após essa visita. Com base na análise de conteúdo realizada, o estudo confirmou as três hipóteses apresentadas.

Referências

ALVES, M (2014). Turistas tomam as ruas de bairro boêmio de São Paulo. Portal UOL. Recuperado em 26 de abril de 2015, de http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/06/1469060-turistas-tomam-as-ruas-de-bairro-boemio-de-sao-paulo.shtml

BARDIN, L (1977). Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70.

BLANKE, J; CHIESA, T (2013). The Travel & Tourism Competitiveness Report 2013 - Reducing Barriers to Economic Growth and Job Creation. World Economic Forum.

BONFIM, I. O.B (2013). Uma análise da Copa das Confederações de Futebol da FIFA 2013 sob a luz da Teoria dos Campos de Pierre Bourdieu. Podium: Sport, Leisure and Tourism Review, São Paulo, v.2, n.2, 76-94.

BROTHERTON, B (2004). Hospitalidade e administração da hospitalidade. In: LASHLEY, C. e MORRISON, A. (orgs). Em busca da hospitalidade: perspectivas de um mundo globalizado. São Paulo, Manole.

EMBRATUR (2013). Percepção dos estrangeiros sobre o Brasil durante a Copa das Confederações 2013. Instituto Methodus Pesquisa e Inteligência Política. Recuperado em 22 outubro, 2014, de http://www.abeoc.org.br/wp-content/uploads/2013/09/pesquisa-copa-das-confederac3a7c3b5es-03092013.pdf

FIFA (2014). Portal FIFA. Recuperado em 22 outubro, 2014, de http://pt.fifa.com.

GOTMAN, A (2001). Le sens de l'hospitalité. Paris: Presses Universitaires de France.

 

GOTMAN, A (2009). O comércio da hospitalidade é possível? Revista Hospitalidade, dezembro 2009, 3-25.

KOTLER, P; GERTNER, D; REIN, I; HAIDER, D. (2006). Marketing de Lugares. Pearson Education do Brasil.

LASHLEY, C; MORRISON,A (2000). In search of hospitality – Theoretical perspectives and debates. Oxford, Butterworth-Heinemann.

LASHLEY, C.; MORRISON, A (2004). Em busca da Hospitalidade: Perspectivas para um mundo globalizado. São Paulo, Manole.

LAURENTIIS, F (2014). Drogba se emociona com apoio da torcida brasileira: 'Sinto que estou no meu país'. Portal UOL. Recuperado em 26 de Abril de 2015, de http://espn.uol.com.br/noticia/418244_drogba-se-emociona-com-apoio-da-torcida-brasileira-sinto-que-estou-no-meu-pais

MELO, R (2014). Levarei os brasileiros no coração', diz gringo em 'adeus' a Salvador na Copa. Portal G1. Recuperado em 26 de abril de 2015, de http://g1.globo.com/bahia/noticia/2014/07/levarei-os-brasileiros-no-coracao-diz-gringo-em-adeus-salvador-na-copa.html

MENDONÇA, R (2014). Apesar de problemas na organização, 'clima de Copa' conquista turistas Portal UOL. Recuperado em 26 de abril de 2015, de http://copadomundo.uol.com.br/noticias/bbc/2014/06/13/apesar-de-problemas-na-organizacao-clima-de-copa-conquista-turistas.htm

OCKE, M. A. (2013). Marca e Imagem de um País: considerações sobre a Copa do Mundo 2014 e a promoção do Brasil. Podium: Sport, Leisure and Tourism Review, São Paulo, v.2, n.2, 95-120.

ORTEGA, R (2014). A Copa acabou para eles... Turistas falam de 'aventuras' e elogiam polícia. Portal Globo.com. Recuperado em 22 outubro, 2014, de http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/07/copa-acabou-para-eles-turistas-falam-de-aventuras-e-elogiam-policia.html.

PEREIRA, F (2014). Fan Fest que nada. Eu vou curtir a Copa em Manaus na praça! Portal UOL. Recuperado em 26 de abril de 2015, de http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2014/06/25/fan-fest-que-nada-eu-vou-curtir-a-copa-em-manaus-na-praca.htm

PONTES, G (2014). Mesmo após derrota, australianos caem no samba em Porto Alegre. Portal G1. Recuperado em 26 de abril de 2015, de http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2014/06/mesmo-apos-derrota-australianos-caem-no-samba-em-porto-alegre.html

PORTAL G1 (2014). Cristo Redentor fica com as cores da Alemanha para a decisão da Copa. Portal G1. Recuperado em 26 de abril de 2015, de http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2014/07/cristo-redentor-fica-com-cores-da-para-final-da-copa-do-mundo.html

PORTAL G1 (2014). Argelino reclama de roupas curtas de garotas; veja impressões sobre Brasil. Portal G1. Recuperado em 26 de abril de 2015, de http://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2014/07/argelino-reclama-de-roupas-curtas-de-garotas-veja-impressoes-sobre-brasil.html

PORTER, M. E (2008). On Competition. Harvard Business Review Press.

PRAHALAD, C.K.; RAMASWAMY, V (2004). The Future of Competition: co-creating unique with customers. Harvard Business Review Press.

SOUZA, J (2014). Mulher acha bolsa com ingressos para jogo da Copa e devolve a mexicano. Portal G1. Recuperado em 26 de abril de 2015, de http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2014/06/mulher-acha-bolsa-com-ingressos-para-jogo-do-brasil-e-devolve-mexicano.html

STRINI, A (2014). São Paulo abre sambódromo para abrigar os torcedores argentines. Portal UOL. Recuperado em 26 de abril de 2015, de http://espn.uol.com.br/noticia/421608_sao-paulo-abre-sambodromo-para-abrigar-os-torcedores-argentinos

TV UOL (2014). Gringos da Copa invadem festa junina e se apaixonam pelo pastel. Portal UOL. Recuperado em 26 de abril de 2015, de http://tvuol.uol.com.br/video/gringos-da-copa-invadem-festa-junina-e-se-apaixonam-pelo-pastel-04028C183270E4815326

 

Acessar