Copa do Mundo 2014 no Brasil: Um Estudo das Atitudes e Envolvimento do Espectador com o Evento

Por: Daielly Melina Nassif Mantovani e Jose Fernando de Sousa Mielli.

Podium Sport, Leisure And Tourism Review - v.3 - n.3 - 2014

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar a relação entre a atitude e o envolvimento do espectador com a Copa do Mundo 2014, realizada no Brasil. Para tanto, realizou-se um survey com uma amostra de 281 casos, na qual se observou que existe relação significante e positiva entre o envolvimento com o evento e a atitude do espectador. A análise de agrupamentos indicou a existência de três grupos distintos de espectadores do evento; o primeiro deles, definido como indiferente; pois seus membros apresentaram escores no ponto central da escala tanto para atitudes quanto para o envolvimento com a Copa. O segundo grupo foi denominado pessimista, pois apresentou escores baixos para ambos os construtos. Finalmente, o maior grupo foi dos entusiastas, que apresentaram atitude e envolvimento favorável com o evento. Os testes de significância não indicaram relação entre gênero e idade dos espectadores e atitude e envolvimento com a Copa. Isto indica que a atitude e o envolvimento com o evento não dependem do sexo ou da faixa etária do espectador, portanto ações de marketing que utilizem essas variáveis de segmentação podem não alcançar o desempenho desejado. Adicionalmente, os achados do trabalho sugerem que a Copa do Mundo dividiu a população; todavia, a maior parte dos entrevistados foi favorável ao evento.

Referências

Ajzen, I., & Fishbein, M. (1973). ATTITUDINAL AND NORMATIVE VARIABLES AS PREDICTORS OF SPECIFIC BEHAVIORS 1. Journal of Personality Ans Social Psychology, 27(1), 41–57.

Ajzen, I., & Fishbein, M. (1977). Attitude-behavior relations: A theoretical analysis and review of empirical research. Psychological Bulletin, 84(5), 888–918. doi:10.1037//0033-2909.84.5.888

Cohen, Jacob. (1977). Statistical Power Analysis for the Behavioral Sciences. (Revised Edition). New York: Academic Press.

Doyle, J. P., & Funk, D. C. (2013). Sports spectator segmentation""

Endereço: http://www.podiumreview.org.br/ojs/index.php/rgesporte/article/view/93

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.