Resumo

Introdução

Jogos são reconhecidos instrumentos que podem ser usados para ensino, conscientização e mudança de comportamentos. No competitivo mundo esportivo, educar e conscientizar que doping é uma prática antiesportiva são duas necesidades, principalmente porque essa atitude pode colocar a vida do atleta em risco. Nesse contexto, foi desenvolvido um jogo, chamado Coração em Jogo, com o objetivo de ensinar aos atletas quais substâncias são caracterizadas como doping pela World Anti-Doping Agency, e ludicamente conscientizá-los dos riscos para a saúde.

Objetivo

Apresentar e avaliar empiricamente a eficácia do Coração em Jogo como ferramenta para educação de atletas sobre substâncias caracterizadas como doping.

Métodos

A amostra foi formada por 20 jogadores da categoria sub-20 do Clube do Remo, com idade superior a 18 anos. Os atletas realizaram pré-teste e jogaram o Coração em Jogo, e, ao término, foi aplicado um pós-teste. Ambos os testes eram relativos a práticas esportivas saudáveis (fatores positivos) e sobre substâncias dopantes (fatores negativos).

Resultados

Em relação ao conhecimento de fatores positivos, houve aumento do conhecimento em baixas doses de cafeína (∆ = 40%; valor de p = 0,0125) e avaliação de dopagem (∆ = 55%; valor de p = 0,0017). Em relação aos fatores negativos, ocorreu aumento do conhecimento em diuréticos (∆ = 25%; valor de p = 0,0455), termogênico contaminado (∆ = 35%; valor de p = 0,0191), hormônio do crescimento (∆ = 50%; valor de p=0,0025), suplementos contaminados (∆ = 65%; valor de p = 0,0007) e testosterona (∆ = 55%; valor de p = 0,0017).

Conclusão

O Coração em Jogo mostrou-se recurso eficaz na aprendizagem das substâncias proibidas e dos fatores positivos para desempenho do esporte. Nível de Evidência IV; Série de casos.

Acessar