Corpo e Construção do Conhecimento: Uma Reflexão Para a Educação Infantil

Por: Marina Célia Moraes Dias.

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.10 - n.4 - 1996

Send to Kindle


Resumo

É com prazer que participo deste seminário “Educação Física Escolar: Conhecimento e
Especificidade”, para o qual trago algumas reflexões sobre a educação da criança pequena, de zero a seis
anos, período que antecede a educação formal.
O que seria um processo de “escolarização” neste momento da vida? Quais seriam os eixos
centrais do currículo de educação infantil? Que papel caberia à Educação Física no projeto educacional?
Gostaria de centrar minha discussão em torno de uma questão que considero crucial neste
período da vida da criança que tem sido pouco enfatizada nos debates sobre educação infantil e que acredito
possa trazer uma nova luz na construção de projetos pedagógicos para a criança pequena. Trata-se do
processo de simbolização do corpo, primeiro instrumento de pensamento da criança no seu diálogo com o
mundo, processo no qual a Educação Física, compreendida no seu sentido mais profundo, tem um papel
fundamental. Corpo que se constrói não apenas fisicamente, mas que desde a concepção é fruto do encontro
de dois corpos em movimento de estabelecimento de vínculo, corpo que é físico, mas acima de tudo
simbólico-sensual.

Endereço: http://citrus.uspnet.usp.br/eef/uploads/arquivo/v10%20supl2%20artigo2.pdf

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.