Corpo e Cultura: a Educação do Corpo em Relações de Fronteiras étnicas e Culturais e a Constituição da Identidade Bororo em Meruri-mt

Por: .

Pensar a Prática - v.8 - n.2 - 2005

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Resumo

Este texto resulta de uma pesquisa sobre a “Educação do Corpo” em contextos interculturais. A pesquisa parte da formação de professores indígenas em Mato Grosso, sustenta-se nos referenciais da Antropologia, da História e da Educação e, numa perspectiva etnográfica, enfoca as práticas corporais cotidianas. Nestas práticas, explicita os múltiplos sentidos e significações da “fabricação da pessoa” no ritual de nominação, na dança e no futebol. A dança é apresentada aqui, como processo polissêmico, no qual as identidades se confrontam num “jogo” que se estabelece nas fronteiras do “nós” e do “eles”, criando novas possibilidades de interação e de educação.

Endereço: http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/112/107

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