Resumo

É com imensa satisfação que redigimos o editorial para apresentação deste número especial do periódico Arquivos em Movimento, idealizado em parceria com o Grupo de Trabalho Temático Corpo e Cultura (GTTCC) do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). O objetivo é apresentar as recentes discussões e um panorama da produção científica sobre corpo, cultura e Educação Física no Brasil nos últimos anos.

Desde 1997, o CBCE tem instituído a composição de Grupos de Trabalhos Temáticos (GTT’s) durante as realizações dos Congressos Brasileiros de Ciências do Esporte (CONBRACE). Estes GTT’s têm como foco sistematizar a produção do conhecimento durante os eventos da entidade, apoiar a direção nacional nos assuntos relativos aos temas discutidos pelos Grupos e funcionar como órgão consultivo em situações específicas.

Um deles é o Grupo de Trabalho Temático Corpo e Cultura, criado em 2004 em reunião ampliada do CBCE, durante a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e efetivamente institucionalizado no XIV CONBRACE em 2005. O GTTCC, a partir de 2007, tem organizado a cada dois anos, o Seminário Nacional Corpo e Cultura (SNCC).

Acessar