Corpo Discente em Movimento: Reivindicações Estudantis na Escola Superior de Educação Física do Rio Grande do Sul (1957-1964)

Por: Leon Frederico Kaminski e .

Motriz - v.16 - n.4 - 2010

Send to Kindle


Resumo

Esta pesquisa analisa a ação de estudantes da Escola de Educação Física do Rio Grande do  Sul entre os anos de 1957 e 1964. Tal recorte justifica-se por se caracterizar como um período de forte 
atuação, organização e articulação dos estudantes em termos locais e nacionais. Fundamentada na  perspectiva teórico-metodológica da História Cultural foram analisadas fontes tais como atas, reportagens, 
depoimentos orais, bem como publicações dos estudantes. Como ferramenta metodológica foi utilizada a  análise de conteúdo cujos documentos foram analisados em separado e, posteriormente, relacionados  entre si. Desse entrecruzamento foram elaboradas unidades de significado que possibilitavam melhor  compreender as ações empreendidas pelos estudantes no âmbito interno da ESEF bem como sua  articulação com o movimento nacional. Destacamos, assim, a participação política dos estudantes em duas  mobilizações que ocorreram no interior da Escola: o movimento reivindicatório de 1958 e o movimento pela  sede própria. 

Endereço: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/1980-6574.2010v16n4p984/pdf_19

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.