Corpo e Esporte na Formação de Professores/profissionais em Cursos de Graduação em Educação Física: Brasil e Estados Unidos da América

Por: Marcus Vinicius Simões de Campos.

110 páginas. 2017 24/01/2017

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho teve como objetivo compreender os sentidos de corpo e a maneira como ele deve ser trabalhado a partir do relato de alunos do último ano do curso de graduação em Educação Física do Brasil e dos Estados Unidos da América. Esta pesquisa se caracteriza como qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, apoiada na abordagem fenomenológica para interpretação do fenômeno educacional. Na análise dos questionários utilizou a Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado. Trinta e dois alunos participaram da pesquisa, os quais responderam a duas perguntas geradoras, sendo a primeira: ―O que é corpo para você?‖ e a segunda ―Como você trabalharia o corpo do seu aluno ou atleta?‖. Como resultados, encontramos que a maioria dos discentes concebe o corpo como uma unidade e uma totalidade. Porém, a maioria relata que trabalhariam o corpo de seus alunos ou atletas com capacidades físicas ou treinamento, focando no corpo puramente biológico. Concluímos que o compreensão do corpo não está presente na prática dos profissionais da Educação Física. Por isso, faz-se necessário outros estudos acerca da concepção de corpo na área, visto que essa não concebe o sujeito em sua totalidade devido à visão fragmentada de ser humano.

Endereço: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/440

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.