Corpo-educação On Line: Um Ensaio Sobre a Produção Acadêmica em Pós-graduação no Brasil

Por: Ana Célia Araújo da Silva, Carmen B. Lopes, Wesley Adriano M. Dourado e Zilda Amélia Assis.

Educação & Linguagem - v.11 - n.17 - 2008

Send to Kindle


Resumo

A presente pesquisa investiga a temática "corpo e educação" em produções acadêmicas de pós-graduação (dissertações e teses) no Brasil. A pesquisa teve como cenário o acervo on-line das universidades brasileiras. O mapeamento demonstrou que os estudos sobre a temática estão prioritariamente nas áreas da educação, educação física, psicologia, artes e enfermagem, evidenciando-se uma dicotomia nos estudos sobre o corpo. Predomina a fragmentação corpo/mente. Notamos que o processo de ensino-aprendizagem é feito em consonância com a referida fragmentação. Não pretendemos fazer um exame exaustivo da temática, mas apenas buscar indícios representativos do seu tratamento nos limites apontados acima. Os resultados foram obtidos a partir da visita a acervos das cinco regiões do Brasil, denotando uma relativa ausência da temática e, quando da sua ocorrência, predominando a relação dicotômica, em prejuízo do corpo. No final, ensaiamos algumas reflexões.

Endereço: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/EL/article/view/145

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2017 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.