Corpo e História: Processo Civilizador e Sociedade Brasileira

Por: Nei Alberto Salles Filho.

90 páginas. 1997

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo busca a organização das idéias em torno da discussão do corpo e da história, tendo como ponto mediador os processos de civilização. Naturalmente, essa discussão traz, no bojo, questões explicitas e implícitas. Inicialmente questionamos: O que é o corpo? O que é história? Como se faz história? Condicionadas as estas outras indagações de fazem necessárias: O que são processos de cvilização? O que o corpo tem a ver com eles? , Destas questões um raciocínio central se encadeia: se o corpo sempre existiu na história e ela no seu desenvolvimento dele criou formas de civilizar, até que ponto podemos dizer que as sociedades humanas adequaram esse corpo em nome da civilização, valendo-se de praticas como o trabalho, a escola, a família, dentre outras. Com base nesse raciocínio, o trabalho é organizado em 3 momentos. O primeiro dele procura discutir as possibilidades do estudo da história, tentando situar novos temas e objetos. Nessa analise, também existem as primeiras aproximações com a teoria do processo Civilizador sistematizada por Norbert Elias. Daí a intenção do primeiro momento é organizar o referencial de analise. O segundo momento vai tratar mais especificamente do corpo, discutindo-o em alguns momentos da historia e nos ditos processos de civilização. Aqui surgem as ligações do corpo com a sociedade a educação e a educação física. Tais ligações, imbricadas com o primeiro momento, abrem a possibilidade de perceber o corpo brasileiro, inscrito nas praticas sociais (processos históricos e civilizadores da passagem do século XIX para o XX). Procura-se então, estabelecer uma analise organizada no sentido de contribuir para os estudos sobre o corpo, que visam diretamente a questões ppertinentes à educação física.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=580&listaDetalhes%5B%5D=580&processar=Processar

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.