Corpo e Movimento na Educação Escolar: Perspectiva Histórica de Um Impasse

Por: Carlos Herold Junior.

Revista Contemporânea de Educação - v.10 - n.20 - 2015

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste trabalho é evidenciar que as dificuldades da educação corporal no interior da escola são problemas característicos de uma longa tradição na história educacional. Para isso, a partir de inquietações existentes na atualidade, estudamos as ideias pedagógicas de John Locke (1632-1704) e Robert Baden-Powell (1857-1941). Como resultado, evidenciamos que no decorrer da história existe uma postura de reconhecimento do valor do corpo e de suas atividades na educação das crianças e dos jovens. Todavia, desde o nascimento do mundo moderno a escola tem experimentado grandes dificuldades para realizá-la no seu interior e, por isso, ela tem sido alvo de incisivas críticas, independentemente do fato dessa instituição possuir funções e alcances que se transformam com o tempo.

Endereço: http://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/1862

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.