Corpo e Religião: Atuação dos Professores de Educação Física Escolar

Por: Dayani Freitas Oliveira, Kamyla Moreira Arantes, Marcelo Victor da Rosa e Miraíra Noal Monfroi.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivos:
No Brasil, a opção religiosa é direito constitucional e a diversidade de crenças é o resultado da miscigenação da população. Na busca pela salvação, as religiões, historicamente, têm tratado da relação entre o espírito e o corpo, prescrevendo, para os seus seguidores uma conduta que é definida como a correta. Os objetivos em realizar esse estudo são: a) conhecer as restrições impostas pelos dogmas religiosos com relação à participação dos alunos nas aulas de Educação Física escolar; b) averiguar e compreender o que pensam e como agem os professores em relação à interferência das religiões; c) evidenciar alternativas para que todos os alunos possam participar das aulas de Educação Física respeitando os dogmas de suas religiões.

Métodos e resultados:
A pesquisa teve predominância qualitativa e caráter descritivo, sendo realizada em duas escolas particulares confessionais e uma escola filantrópica, também confessional, localizadas na cidade de Campo Grande/MS. A metodologia foi desenvolvida por meio de observações não participativas das aulas de Educação Física, utilizando entrevistas semiestruturadas com representantes oficiais de religiões e professores de Educação Física para: conhecer as concepções de corpo e as relações com a espiritualidade; saber se há proibições em relação ao uso de determinadas vestimentas; averiguar se há impedimento de determinadas práticas corporais e se há distinção de gêneros.

Conclusão:
O estudo evidenciou que há restrições, principalmente com alguns tipos de atividades e com as vestimentas. Também foi possível constatar que as práticas corporais ainda são concebidas como caminhos para manter a ordem, para controlar a violência e para reforçar a disciplina.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.