Resumo

INTRODUÇÃO 

A Corporeidade é capaz de (re)significar o conhecimento dentro da escola e a Educação Física Escolar pode proporcionar essa ligação intensificada entre a compreensão de si e do corpo, no qual é cristalizado por crenças e atravessado por vivências diversas. A escola é um campo fértil para tratar dessas relações, obtendo significado e agregando-o à vida. “A sensibilidade presente em nosso corpo possibilita que ele seja a fonte primeira de significação, ou seja, construímos um mundo dando sentido a ele” (SURDI; FREIRE; MELLO, 2016). Este trabalho tem como objetivo narrar as experiências em aulas de Educação Física com o tema da corporeidade no Programa de Residência Pedagógica na Escola Municipal José Bonifácio de Sousa nas turmas de 9° ano do Ensino Fundamental no bairro Pici em Fortaleza – CE. O Programa de Residência Pedagógica é uma ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que tem como objetivo inserir os alunos dos cursos de Licenciaturas nas escolas de Educação Básica, promovendo assim o aperfeiçoamento da formação prática (BRASIL, 2018). 

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