Corporeidade: Por Uma Abordagem Humanizadora do Corpo em Busca da Existencialidade

Por: Cassiano Ferreira Inforsato e Flávia Baccin Fiorante.

Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte - v.9 - n.2 - 2010

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Resumo

O presente estudo trata de uma análise contextualizada da Corporeidade a partir de teorias e perspectivas do pensamento científico contemporâneo. O referencial teórico é composto por autores que discutem este fenômeno como algo complexo, livre das idéias mecanicistas e dualistas impostas pelo paradigma cartesiano. Discute-se também a Educação Motora, enquanto ramo pedagógico de uma possível ciência denominada Motricidade Humana. Para trabalharmos e vivenciarmos a corporeidade na perspectiva da Educação Motora é necessário a apropriação de propostas que privilegiem nas aulas o corpo sujeito, em detrimento de outras atitudes que muitas vezes encontramos no interior da escola, a qual privilegia o gesto perfeito, adestrando as ações dos corpos envolvidos, contribuindo assim, para a eficiência do movimento feito de forma mecanizada.

Endereço: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/3486

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