Corporeidade: Uma Base Epistemológica Para a Ação da Educação Física

Por: Aline Dessupoio Chaves, e .

Motrivivência - v.29 - n.50 - 2017

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Resumo

A Educação Física Escolar tem hoje a necessidade de associar termos como Motricidade, Ciência do Esporte, Corporeidade, se pretende continuar sendo disciplina curricular no interior da escola. Mais que questões conceituais, estes termos expressam valores pelos quais o professor de Educação Física deve exercer sua função pedagógica. Devemos efetivar o ensino para o trabalho com o corpo, a partir do exercício físico sistematizado, mas corpo esse entendido em seu contexto sócio-histórico-biológico. As bases epistemológicas do conceito a que se refere o termo corporeidade podem redimensionar os trabalhos do professor de Educação Física junto à Educação.  Afinal somos, enquanto humanos, a um só tempo, totalmente cultural e biológico.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2017v29n50p202

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