Corporeidades e Culturas nos Espaçostempos Curriculares da Formação de Professores de Educação Física

Por: Aloisio Jorge de Jesus Monteiro, Amparo Villa Cupolillo e Martha Lenora Queiroz Cupolillo.

XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

O intuito do trabalho é discutir a potencialidade do debate contemporâneo das corporeidades e culturas no cotidiano escolar para a formação curricular do professor de Educação Física. Destacamos como referências importantes a epistemologia da complexidade, que questiona as verdades absolutas e a existência de um único caminho possível na compreensão e interpretação do mundo, e a metáfora das redes, a qual pressupõe processos de tessituras na constituição dos diferentes ‘fiossujeitos’. Estes se criam e recriam através de relações com outros ‘fiossujeitos’, tecendo tramas nas quais, para além das visões hegemônicas, outros sentidos brotam e imprevisivelmente vão subvertendo o instituído.

Endereço: http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2009/XVI/paper/view/721

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.