Corpos Belos nos Ambientes Virtuais: Estudo Por Meio da Sociologia Visual

Por: , Altair Moioli, e Mauro Klebis Schiavon.

Revista da Educação Física - UEM - v.23 - n.3 - 2012

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Resumo

O corpo belo esteve sempre presente no imaginário e anseio das pessoas que cada vez mais lançam mão de recursos a fim de atingir tal beleza. Na contemporaneidade esta beleza também é buscada na construção de avatares e parece contaminar os ambientes virtuais. Por isso, realizamos um trabalho com o objetivo de investigar o belo nestes ambientes, representados por avatares no jogo Second Life. Como proposta metodológica investigamos 28 pessoas em 8 diferentes ambientes. Na análise dos dados optamos pela utilização da sociologia visual. Como principais resultados encontramos a construção de avatares com atributos físicos almejados por nossa atual sociedade, no qual, as mulheres buscam explorar a sensualidade e os homens a força física. Tais resultados nos levaram a concluir que padrões corporais cultuados podem ser amplamente encontrados nestes ambientes.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/16987/10462

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