Resumo

As temáticas acerca dos Gêneros e das Diferenças no universo da escola, convivem com uma certa cultura do silêncio, e com inúmeras formas de preconceito. No que se refere as práticas pedagógicas, o que se percebe é uma fragilidade docente articulada muitas vezes com a exclusão destas temáticas das propostas de ensino. Este estudo vem evidenciar a problematização dos temas que circundam em torno dos corpos, dos gêneros, e das diferenças nas aulas de Educação Física na Educação Infantil, em uma escola pública do Município de Ijuí, RS. Compartilhando experiências, e apresentando uma proposta de unidade didático-pedagógica pensada a partir da utilização da Literatura Brasileira, e de obras do acervo do PNLD 2018 (Programa Nacional do Livro Didático) e PNBE 2005 (Programa Nacional Biblioteca na Escola), com vistas a reflexão de valores e a transformação da cultura de preconceitos, e na interlocução entre o saber sobre o fazer e o saber fazer nas aulas de Educação Física. Na intenção de atender os objetivos do estudo, apontamos esta pesquisa como aplicada, de abordagem colaborativa, compreendendo que todas as ações pedagógicas foram fundamentadas nas relações do cotidiano, do diálogo, do encontro e da escuta com as crianças pré-escolares, usando como instrumentos de produção e análise de dados, ficha de Mapeamento sistemático de literaturas e Diários de Bordo. Verificou-se durante o estudo e o desenvolvimento das práticas pedagógicas, gradativas mudanças de atitudes das crianças em relação as temáticas do estudo, no que tange as relações entre estas, seus corpos, gêneros e diferenças, demonstrando que trazer tais temas para reflexão, conhecimento e debate, favorece aos sujeitos infantes contextos significativos para a construção de valores em relação a si e ao próximo. Além disso, o estudo demonstra a relevância do uso do artefato da literatura nas aulas de Educação Física, pois promove práticas pedagógicas que fundamentam ações na perspectiva da tematização da cultura corporal de movimento no contexto da Educação Infantil.

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