Correlação da Aptidão Cadiorrespiratória, da Obesidade e do Perfil Lipídico com a Concentração de Proteina C-reativa em Mulheres de 40 a 45 Anos

Por: Greiciely Lopes.

75 páginas. 2010 31/03/2010

Send to Kindle


Resumo

Introdução: O objetivo deste estudo foi verificar a associação entre o perfil lipídico, proteína c-reativa e os diferentes níveis de adiposidade e aptidão cardiorrespiratória em mulheres sedentárias. Materiais e Métodos: A amostra foi composta por 68 mulheres com idade entre 40 e 45 anos. Foi analisada a proteína C-reativa, e o perfil lipídico foi determinado usando níveis séricos de colesterol total (CT), lipoproteína de alta intensidade (HDL-C), lipoproteína de baixa densidade (LDL-C), lipoproteína de muito baixa densidade (VLDL-C) e triglicerídeos (TG). A adiposidade global foi estimada pelo índice de massa corporal (IMC). A adiposidade abdominal foi estimada pela circunferência de cintura (CC) e pela relação cintura-quadril (RCQ). Correlação de Pearson e ANOVA One-wayforam utilizadas para análise dos dados. Resultados: Foram encontradas correlações significativas entre TG e VLDL-C com as medidas de adiposidade IMC e CC. Também foi observada correlação significativa entre RCQ e HDL. A PCR não apresentou diferença de médias significativa entre os diferentes grupos de adiposidade. Conclusão: Os resultados mostraram uma tendência de alterações metabólicas com a obesidade, que estão relacionadas à elevação dos riscos de doenças cardiovasculares.

Endereço: http://hdl.handle.net/1884/26792

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.