Correlação da Concentração do Lactato Salivar com o Lactato Sanguíneo Para Monitorar as Respostas Fisiológicas no Exercício Anaeróbio em Crianças Pré-púberes

Por: Hinaiana dos Santos Machado.

82 páginas. 2007 19/03/2007

Send to Kindle


Resumo

Objetivos: correlacionar as respostas das concentraÁıes do lactato salivar com ‡ do lactato sang¸Ìneo no exercÌcio anaerÛbio m·ximo em crianÁas prÈ-p˙beres. Metodologia: compuseram a amostra 10 crianÁas prÈ-p˙beres, do sexo masculino, com idade de 9,34 (0,80) anos. Inicialmente foi avaliada a massa corporal, estatura e o Ìndice de massa corporal (IMC). Para atingir o esforÁo m·ximo aplicou-se o teste anaerÛbio de Wingate, com carga de 0,075 (kp.kg-1). O sangue foi coletado atravÈs da punÁ„o na veia superficial do antebraÁo dos sujeitos, com agulha butterfly conecta a um tubo VacutainerÆ 2 mL. A saliva foi obtida pelo tubo Salivette. O sangue e a saliva foram coletados simultaneamente; em repouso e 3, 10, 20 e 30 minutos apÛs o teste de Wingate. O mÈtodo utilizado para an·lise do Lactato foi o de Engle e Jones (1978). Para verificar a relaÁ„o entre as curvas de lactato foi aplicada a correlaÁ„o de Pearson, com nÌvel de signific‚ncia de p<0,05. Resultados: a massa corporal, estatura e IMC foram 31,39 (3,65), 1,36 (0,04) e 16,86 (1,76), respectivamente. Os valores mÈdios do lactato salivar foram bastante inferiores aos valores sanguÌneos, tanto na saliva quanto no sangue a concentraÁ„o de lactato na primeira medida apÛs o teste m·ximo foi aproximadamente o dobro da concentraÁ„o em repouso. Na saliva, o lactato aumentou gradualmente atÈ o 10º minuto (pico) em seguida declinou atÈ o 30º minuto, em contrapartida o lactato no sangue obteve aumento m·ximo no 3º minuto (pico) e posteriormente declinou de forma gradual. O coeficiente de correlaÁ„o de Pearson foi alto r=0,74 (p<0,05). Conclus„o: Apesar das diferenÁas nos valores absolutos e no momento em que ocorreu a elevaÁ„o m·xima do lactato, a saliva È um mÈtodo v·lido e com boa representatividade das alteraÁıes do lactato no sangue apÛs o exercÌcio m·ximo, sendo uma alternativa n„o invasiva para o monitoramento do lactato em crianÁas prÈ-p˙beres.

Endereço: http://hdl.handle.net/1884/8850

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.