Correlação da Circunferência da Cintura com a Pressão Arterial de Servidoras Públicas

Por: Edison Nunes Silva, Giuliano Roberto da Silva, José Fernando de Oliveira, Larissa Boson de Castro Kersul e Weuller Aisler Moreira Teixeira.

Corpoconsciência - v.18 - n.2 - 2014

Send to Kindle


Resumo

O estudo teve como objetivo verificar se a circunferência da cintura (CC) está relacionada com pressão arterial (PA) em servidoras públicas da rede estadual de ensino, em um município de Minas Gerais, praticantes ou não de atividades física. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de campo e de levantamento de dados. A população estudada foi composta por 76 mulheres com idade média de 48 anos. Os dados coletados foram à circunferência da cintura (CC), pressão arterial sistólica (PAS), pressão arterial diastólica (PAD) e idade. Esses dados foram organizados, tabulados e analisados quantitativamente, considerando um nível de significância de 95%. Os resultados mostraram que a CC não apresentou associação com a PA no grupo estudado apesar da média dos valores da CC estarem acima dos adequados (≤ 80). 

Endereço: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3575

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.