Correlação das Concentrações da Hemoglobina Glicada com a Pressão Arterial e Força de Preensão Manual de Crianças e Adolescentes com Diabetes Melitos Tipo 1

Por: Sandra de Oliveira.

2016 29/02/2016

Send to Kindle


Resumo

Esta pesquisa foi do tipo transversal, com o objetivo de comparar os níveis elevados da hemoglobina glicada (HbA1c) com a pressão arterial, força de preensão manual e o risco de doenças cardiovasculares em crianças e adolescentes com diabetes melitos tipo 1 (DM1) . A amostra foi composta de aproximadamente de 135 voluntários, crianças e adolescentes com idade entre 12 a 16 anos, atendidos no polo de pesquisa, especializado em diabetes melitos, do Hospital Regional de Taguatinga, da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. As medidas antropométricas como: peso, estatura e índice de massa muscular (IMC) foram realizadas em cada consulta, usando o gráfico de crescimento da National Center for Health Stattistics (NCHS,2000). A pressão arterial e a frequência cardíaca foram aferidas pelo aparelho oscilométrico (Microlife 3AC1-1, Widnau, Switzerland), de acordo com as recomendações da (The Fourth Report on The Diagnosis, Evaluation, and Treatment of High Blood Pressure in Children and Adolescents, 2004). Para a análise da força de preensão manual foi utilizado dinamômetro mecânico Jamar® (Sammons Preston Jamar Hand Dynamometer), respeitando o protocolo de España-Romero e colaboradores Para as análises sanguíneas todos pacientes forneceram amostras de sangue, a glicose e a hemoglobina glicada foram medidas por cromatografia líquida de alta performance (BioRad, Brasil). O perfil lipídico foi medido por método colorimétrico enzimático, equipament, para as lipoproteínas de alta densidade foram determinadas por troca iônica, seguidas por reação colorimétrica com kit de Linco Research Inc.(St. Louis, EUA). Os resultados demonstram a associação das concentrações elevadas da HbA1c com alterações na pressão arterial diastólica, força de preensão manual e tempo de diagnóstico de crianças e adolescentes DM1.

Endereço: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2113

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.