Correlação das Variaveis: índice de Massa Corporal (imc) e Percentual de Gordural Corporal em Uma População Praticante Regular de Atividade Fisica

Por: Frederico Lochaidy de Lima.

III Congresso de Ciência do Desporto

Send to Kindle


O índice de massa corporal (IMC) é utilizado como fator preditor de estado nutricional, para classificar se uma pessoa esta dentro de uma faixa considerada ideal, no entanto, sabe-se que este fator isolado pode levar a uma interpretação equivocada, pois não se levam em consideração fatores como massa magra, massa óssea, idade, biótipo e sexo do indivíduo. Apresentam-se apenas valores generalizados para qualquer individuo. Este estudo apresenta uma correlação entre as variáveis IMC e Gordura Corporal de uma população praticante regular de atividade física. eve como objetivo apresentar as possíveis inconsistências de resultados em adotar apenas uma ou outra para determinar a saúde de um individuo ou de uma população. O grupo em estudo foi constituído por sujeitos do sexo feminino funcionárias e/ou alunas da Unicamp, com idade variando entre 20 e 60 anos praticantes de atividades físicas regular. O estudo foi realizado junto ao Programa de Convivência e Atividade Física - Mexa-se da Universidade Estadual de Campinas no ano de 2008. O estudo apresentou resultados interessantes, se considerado apenas a primeira variável (IMC) 57,7% da população estaria acima do peso, no entanto, o percentual de gordura (%G) avaliado através do protocolo Faulkner, mostrou valores adequados quando normatizados por faixa etária.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.