Correlação Entre Comportamentos de Risco à Saúde, Ansiedade e Depressão em Adolescentes

Por: Adelar Aparecido Sampaio, Alan Luiz Chapla, Michael Pereira da Silva, Oldemar Mazzardo e Sabrina Roberta Wagner Gomes.

Caderno de Educação Física e Esporte - v.14 - n.2 - 2016

Send to Kindle


Resumo

Os objetivos do estudo foram descrever as proporções dos comportamentos de risco à saúde e de ansiedade e depressão em adolescentes de uma escola privada do município de Marechal Cândido Rondon – PR. O estudo possui caráter descritivo e correlacional. A amostra foi intencional, sendo composta de 112 escolares (ensino fundamental e médio) com idade média de 14,1 anos (dp=2,0). Estes responderam questionários sobre informações sociodemográficas, nível de atividade física (IPAQ-versão curta), consumo de tabaco e álcool (YRBSS), de ansiedade (SCARED) e depressão (CDI). A amostra final foi composta por escolares das classes econômicas A e B (95,5%), sendo 66 alunos do ensino fundamental e 46 alunos do ensino médio, destes 53,6% do sexo feminino. Foram encontrados níveis elevados de insuficiência de atividade física (53,5%) e riscos de ansiedade (16,9%). Na estratificação por sexo, níveis ainda mais elevados foram encontrados nos individuos do sexo feminino (65% e 26,7% respectivamente). Proporções inferiores a outros estudos foram observadas para consumo de álcool (9,9%) e tabaco (0,9%). Houve associações significativas entre participação em atividade física moderada e vigorosa e risco de ansiedade para o total da amostra (r= 0,215; p= 0,02) e para os escolares do Ensino Fundamental (r= 0,245; p=0,047). Adolescentes com maior consumo de álcool também apresentaram associação significativa com risco de depressão (r = 0,245; p = 0,006). Adolescentes fazem uso frequente de bebidas alcólicas, possuem baixos níveis de atividade física e apresentam elevadas taxas de ansiedade. Intervenções para redução de transtornos mentais devem estimular o aumento nos níveis de atividade física habitual com especial atenção para adolescentes do sexo feminino e redução no consumo de bebidas alcoólicas em adolescentes do sexo masculino.

Endereço: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/16947

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.