Correlação Entre Consumo Alimentar e Nível de Atividade Física Habitual de Praticantes de Exercícios Físicos em Academia

Por: , Ana Clara da Fonseca Leitão Duran, Maria do Rosario Dias de Oliveira Latorre e Patrícia Constante Jaime.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.12 - n.3 - 2004

Send to Kindle


Resumo

Estudar os hábitos alimentares de praticantes de exercícios físicos em academia, correlacionando o consumo de macronutrientes com o nível de atividade física habitual. Foram estudados alunos de uma academia de exercício físico que preencheram dois questionários: um sócio-demográfico e outro de atividade física habitual (AFH), sendo o consumo atual de alimentos (CAA) foi avaliado por recordatório alimentar de 24 horas. Foi calculado o coeficiente de correlação de Pearson entre CAA e AFH e a comparação das médias, segundo sexo, foi feita pelo teste t-Student. A comparação da adequação do CAA e as medianas dos escores de AFH ou sexo foi feita pelo teste de Fisher. Foram avaliados 32 indivíduos (41% homens e 59% mulheres). Segundo as recomendações da Organização Mundial de Saúde, o consumo de proteína foi adequado para 69% dos participantes, diminuindo para 50% em relação aos carboidratos e aos lipídios, sendo que o consumo de lipídeos esteve acima das recomendações em 38,8% dos indivíduos. O consumo de macronutrientes e energia não foi correlacionado significativamente com os escores de atividade física, somente havendo correlação significativa entre idade e consumo energético (r = -0,41; p = 0,021). Foi encontrada diferença de médias em relação ao consumo de proteína e energia e os escores de exercícios físicos, com valores maiores entre os homens. A alimentação desta população não se mostrou adequada, o que pode prejudicar o alcance de seus objetivos com a prática de exercícios físicos e aumentar os riscos de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis. PALAVRAS-CHAVE: nutrição, atividade física habitual, exercícios físicos, macronutrientes, academia.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.