Correlação Entre a Dinamometria e Teste Funcional em Atletas de Handebol.

Por: Antonio Guillermo Jose Balbin Villaverde, Ciro Augusto Fernandes de Oliveira Penido, Fabiano Fernandes da Silva, Renato Aparecido Souza e Valter Luis Pereira Junior.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.20 - n.3 - 2014

Send to Kindle


Resumo

INTRODUÇÃO:

São poucas as informações que relacionam testes funcionais com testes mais precisos, como a dinamometria isocinética.

OBJETIVO:

Correlacionar as variáveis isocinéticas pico de torque (PT), potência média (PM) e trabalho total (TT) de rotadores internos de ombro em atletas de handebol do gênero masculino com o teste funcional de arremesso de medicine ball (AMB).

MÉTODOS:

Participaram desse estudo 25 atletas amadores de handebol do gênero masculino com idade média 17,72 ± 2,16 anos. A coleta de dados foi realizada em dois dias diferentes, respeitando intervalo mínimo de 48 horas entre as sessões. De maneira aleatória, definida por sorteio, os atletas faziam o teste isocinético ou o teste de AMB. Para o teste de AMB, o atleta deveria arremessar uma medicine ball de 3 kg a maior distância possível. Para análise isocinética, foram utilizadas as velocidades de 60°/s e 180°/s avaliando a capacidade muscular dos músculos rotadores internos de ombro. Para análise de associações foram utilizados os testes de correlação de Pearson e regressão linear simples.

RESULTADOS:

Foram observadas associações moderadas (0,60 ≤ r < 0,70; p<0,05) para as variáveis PT, PM e TT e o teste de AMB na velocidade de 60°/s. Além disso, observaram-se associações altas (r ≥ 0,70; p<0,05) entre as variáveis estudadas na velocidade de 180°/s.

CONCLUSÃO:

As variáveis isocinéticas PT, PM e TT, de rotadores internos de ombro do braço dominante de atletas de handebol do gênero masculino apresentam correlação moderada a alta com o teste funcional de AMB.

Palavras-chave : ombro; torque; dinamômetro de força muscular.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1517-86922014000300172&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.