Correlação Entre Indicadores da Composição Corporal e Força Muscular

Por: Arli Ramos de Oliveira, Caciane Dallemole C Sousa, Claudinei Ferreira Santos, Humberto José Cardoso, José Carlos Leite, Marcelo Romanzini, Nelson Bruna e Tony Anderson Crestan.

IX Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

A força muscular é considerada um dos principais componentes da aptidão física, uma vez que é solicitada em diferentes atividades do cotidiano. Acredita-seque os níveis de força muscular possam ser influenciados pelos com ponentes da composição corporal. Assim o propósito do presente estudo foi correlacionar indicadores da composição corporal e indicadores de força muscular. Vinte e dois homens (24 ± 4 anos) foram submetidos ao teste de uma repetição máxima (1-RM) nos exercícios supino em banco em banco horizontal, agachamento e rosca direta de bíceps, para avaliação dos níveis de força muscularem diferentes segmentos (tronco, membros inferiorese superi ores). Os componentes da composição corporal foram determinados pela técnica de bioimpedância.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.