Correlação Entre índice de Esforço Percebido e Respostas Cardiopulmonares em Exercício de Hidroginástica com Equipamento

Por: Cristine Lima Alberton, , Paula Finatto e Stephanie Santana Pinto.

Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - v.18 - n.4 - 2013

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a correlação entre o índice de esforço percebido e as variá- veis cardiopulmonares durante a execução de um exercício de hidroginástica nas situações de uso de equipamento resistido Aquafins® nos membros superiores, equipamento resistido nos membros inferiores e equipamento resistido nos membros superiores e inferiores simultaneamente. Onze mulheres participaram de três sessões: uma sessão para caracterização da amostra e teste de esforço máximo, uma de familiarização e outra correspondente ao protocolo experimental. O protocolo experimental consistiu da execução do exercício deslize frontal combinado com a flexão e extensão horizontal de ombros, durante quatro minutos na cadência de 60 batidas por minuto, nas três situações de uso de equipamento resistido. Para correlacionar o índice de esforço percebido (IEP) com a frequência cardíaca, percentual da frequência cardíaca máxima, consumo de oxigênio, per- centual do consumo de oxigênio máximo e ventilação, utilizou-se a correlação de Spearman, com α=5%. Observou-se correlações significativas (rho=0,60-0,88; p<0,05) entre o IEP e as variáveis cardiopulmonares na situação de uso de equipamento nos membros inferiores. Todavia, nas demais situações (com equipamento resistido nos membros inferiores e em ambos os membros) não houve correlações significativas entre esses parâmetros, com exceção do IEP e a ventilação na situação de uso de equipamento em ambos os membros (rho=0,71; p=0,015). Em suma, o IEP está associado com a com a frequência cardíaca, o consumo de oxigênio e a ventilação e reflete a intensidade do exercício de hidroginástica quando realizado com equipamento resistido nos membros inferiores.
 

Endereço: http://www.sbafs.org.br/revista/artigos.php?id_revista=74

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.