Correlação Entre Intensidade da Dor, Desempenho Funcional e Capacidade Física em Idosos com Dor Lombar Agudizada: Dados do Estudo Bace Brasil

Por: Amanda Aparecida Oliveira Leopoldino.

77 páginas. 2013 21/11/2013

Send to Kindle


Resumo

O envelhecimento populacional é uma realidade e a prevalência de dor entre idosos é alta, alterando o desempenho funcional e a capacidade física e causando impacto negativo na qualidade de vida, dessa forma, estudos sobre o impacto da dor lombar (DL) na funcionalidade de idosos devem ser incentivados. Nesse contexto, testes funcionais com aplicabilidade clínica que contemplem categorias propostas pela Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) e dados de instrumentos autorrelatados de dor e função física são bastante utilizados. Portanto, o objetivo deste estudo foi verificar se há correlação entre a intensidade da dor medida pela escala numérica de dor (END) e a dor relacionada ao desempenho funcional pelo domínio de dor do Western Ontario and McMaster Universities (WOMAC) Osteoarthritis Index, entre a dor e a capacidade física mensurada pelos testes Timed Up and Go (TUG) e velocidade de marcha (VM) usual e entre esses dois testes físico-funcionais e o domínio de função física do WOMAC em idosos comunitários com DL agudizada. Este é um estudo transversal, derivado de um consórcio internacional - Back Complaints in the Elderly (BACE), entre Brasil, Austrália e Holanda. Foram incluídos idosos com 60 anos e mais que relataram novo episódio (crise/reagudização) de DL nas últimas seis semanas e excluídos aqueles que apresentaram possível déficit cognitivo de acordo com o Miniexame do Estado Mental. Para análise dos dados, foi utilizado o coeficiente de correlação de Spearman (r) para todas as variáveis de desfecho e nível de significância = 0,05. A amostra total foi de 225 idosos com média de idade de 68,1 (± 5,83) anos e constituída por maioria de mulheres (86,7%).

Endereço: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/BUOS-9FCGXU

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.