Correlação Entre o Percentual de Gordura e o Rendimento Escolar
Por Luana Cristina Di Fonzo Hora (Autor), Janaina Gioia Martins (Autor), Nadja Graziele Santos (Autor), Gabriel dos Santos Greghi (Autor), Lucas Magela Pinto (Autor), Erick de Freitas Lima Santos (Autor), Wilton Marlindo Santana Nunes (Autor), Eliézer Guimarães Moura (Autor).
Em Pulsar v. 12, n 1, 2020. Da página 9 a 21
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar a correlação do percentual de gordura corporal com o desempenho acadêmico de adolescentes com idade entre quinze a dezoito anos de uma escola pública e privada do município de Hortolândia 246 voluntários participaram deste estudo (sendo 134 da escola pública e 112 da privada). Para avaliar o percentual de gordura corporal, verificou-se a estatura e massa corporal, bem como, o percentual de gordura através da bioimpedância. Para se avaliar o desempenho acadêmico dos alunos, os boletins do primeiro bimestre do ano 2017 (da escola particular) e 2019 (da escola pública) foram analisados e a média das notas de todas disciplinas de cada aluno foi registrada. Posterior à análise dos valores do percentual de gordura foi realizada a classificação por sexo, idade e seus respectivos valores recomendados para que as correlações normalizadas ocorressem. Os resultados mostraram que, os valores da gordura corporal não se correlacionaram á nível forte e inverso com o desempenho acadêmico, como supostamente poderia se esperar, ou seja, á nível de análise geral (sendo analisadas juntas as duas escolas, r= 0,084, p=0,188), por escola (pública: r= 0,209, p= 0,015; particular: r= -0,134, p= 0,158), por sexo separados por escola(meninos da pública: r=-0,01, p= 0,91; meninos da particular: r= -0,12, p= 0,46; meninas pública: r= 0,161, p=0,177; meninas particular: r=0,344, p= 0,003).Os dados deste estudo sugerem que, a quantidade de gordura corporal não afeta diretamente o desempenho acadêmico de adolescentes de ambos os sexos. No entanto, não se pode estabelecer uma relação de causa e efeito, uma vez que não se avaliou marcadores de redução de capacidade neuronal, nem testes específicos para se avaliar os diversos componentes da capacidade cognitiva, e mais pesquisas direcionadas a estas necessidades devem acontecer.