Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a correlação do percentual de gordura corporal com o desempenho acadêmico de adolescentes com idade entre quinze a dezoito anos de uma escola pública e privada do município de Hortolândia 246 voluntários participaram deste estudo (sendo 134 da escola pública e 112 da privada). Para avaliar o percentual de gordura corporal, verificou-se a estatura e massa corporal, bem como, o percentual de gordura através da bioimpedância. Para se avaliar o desempenho acadêmico dos alunos, os boletins do primeiro bimestre do ano 2017 (da escola particular) e 2019 (da escola pública) foram analisados e a média das notas de todas disciplinas de cada aluno foi registrada. Posterior à análise dos valores do percentual de gordura foi realizada a classificação por sexo, idade e seus respectivos valores recomendados para que as correlações normalizadas ocorressem. Os resultados mostraram que, os valores da gordura corporal não se correlacionaram á nível forte e inverso com o desempenho acadêmico, como supostamente poderia se esperar, ou seja, á nível de análise geral (sendo analisadas juntas as duas escolas, r= 0,084, p=0,188), por escola (pública: r= 0,209, p= 0,015; particular: r= -0,134, p= 0,158), por sexo separados por escola(meninos da pública: r=-0,01, p= 0,91; meninos da particular: r= -0,12, p= 0,46; meninas pública: r= 0,161, p=0,177; meninas particular: r=0,344, p= 0,003).Os dados deste estudo sugerem que, a quantidade de gordura corporal não afeta diretamente o desempenho acadêmico de adolescentes de ambos os sexos. No entanto, não se pode estabelecer uma relação de causa e efeito, uma vez que não se avaliou marcadores de redução de capacidade neuronal, nem testes específicos para se avaliar os diversos componentes da capacidade cognitiva, e mais pesquisas direcionadas a estas necessidades devem acontecer.
 

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