Resumo

O estudo aborda as alterações na marcha, equilíbrio e postura e sua relação com o pé valgo em escolares entre 7 e 12 anos de idade. Eles foram avaliados através da
anamnese, exame físico, goniometria. Não se observou diferença estatisticamente significativa quanto a freqüência de pé plano entre os sexos através do teste qui-quadrado
para p<0,0001. Através da estatística descritiva encontrou-se 38,26% de alunos com pé plano e 61,73% com pé normal, sendo observado pela avaliação goniométrica os valores médios de 16,080 graus no pé direito plano, 15,640 graus no pé esquerdo plano, 5,5041 graus no pé direito normal e 5,8099 graus no pé esquerdo normal. Verificou-se
que os alunos com pé valgo apresentavam resultados distintos daqueles encontrados nos com pé normal. O grupo experimental apresentou moderação leve e o grupo controle
não apresentou alteração e estatisticamente significativo pelo teste qui-quadrado para p<0,05 em todos os critérios avaliados. Observou-se que os escolares com pé valgo
apresentavam movimentos descoordenados, movimentos irregulares de membro superior sem sincronismo com o membro inferior, passadas muito longas antes da passada de um pé de apoio para outro, demonstrando equilíbrio ineficiente, postura inadequada, caracterizando-a como marcha patológica, já os escolares com pé normal apresentaram
marcha normal.
PALAVRAS-CHAVE: sistema motor, marcha, equilíbrio, pé valgo

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