Correlação Entre Treino Excêntrico e Testes Funcionais em Sujeitos com Lca Reconstruído.

Por: Ana Maria Forti, Catarina de Oliveira Sousa, Christiane Lanatovitz Prado Medeiros, Heleodório Honorato Santos e José Angelo Barros Barela.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.24 - n.6 - 2018

Send to Kindle


Resumo

Introdução: O treino excêntrico e testes de saltos são muito utilizados para recuperar e aferir déficits de força e funcionalidade do joelho, após reconstrução do ligamento cruzado anterior (LCA). Objetivo: Correlacionar o torque extensor e flexor do joelho, gerados pelo treino isocinético excêntrico, com testes funcionais de saltos em sujeitos com LCA reconstruído. Método: Foram avaliados 16 homens, com reconstrução unilateral do LCA, antes e depois de 12 semanas de treino isocinético excêntrico de extensores e flexores do joelho (3 x 10 CEVM, 2x/semana) a 30º/s, quanto ao torque extensor e flexor (isométrico; concêntrico e excêntrico a 30o /s e 120o /s) e aos testes funcionais de saltos (simples, triplo, cruzado e figura em 8). As médias dos picos de torque (MPT), a distância e os tempos dos testes de salto inter e intramembros, pré e pós-treino foram comparados, além das correlações entre essas variáveis, considerando P≤ 0,05. Resultados: O membro acometido (MA) mostrou ganho significativo de torque extensor e flexor (P< 0,01) nos modos e velocidades avaliados. No membro não acometido (MNA), isso ocorreu apenas para o modo excêntrico (30º/s e 120º/s), do torque extensor (P< 0,01) e flexor (P< 0,05 e P<0,01), respectivamente. Nos saltos, houve aumento da distância (simples e triplo; P< 0,05) e diminuição do tempo (cruzado e figura em 8; P< 0,01), porém, as correlações entre MPT e saltos mostraram-se fracas nos dois membros (r< 0,3) antes e depois do treino. Conclusão: Apesar do ganho no torque extensor e flexor do joelho e no rendimento dos saltos, a correlação esperada não foi satisfatória, sugerindo que a funcionalidade do joelho envolve outras variáveis inerentes ao controle motor. Nível de evidência IV; Tipo de estudo: Série de casos.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1517-86922018000600471&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.