Correlatos da Atividade Física em Crianças e Adolescentes: Um Estudo Piloto

Por: Eliane Denise Araujo Bacil, Priscila Iumi Watanabe, Thiago Silva Piola, Tiago Rocha Alves Costa e Wagner de Campos.

Caderno de Educação Física e Esporte - v.16 - n.1 - 2018

Send to Kindle


Resumo

Compreender os fatores associados (correlatos) ao comportamento sedentário de crianças e adolescentes é primordial para promover uma melhoria nas intervenções dos programas de atividade física. O objetivo do estudo foi verificar a associação entre a atividade física e seus correlatos em crianças e adolescentes. Foram analisados 444 escolares, sendo 214 meninos e 230 meninas com idades entre 8 a 18 anos de idade. As variáveis analisadas foram o nível socioeconômico, o estado nutricional, a maturação biológica, analisada pela maturação somática e sexual, o apoio social, a autoeficácia, o comportamento sedentário e o nível de atividade física. Nos resultados foram observadas associações entre a atividade física das meninas e o apoio social dos pais (OR: 0,12 IC95%: 0,04 – 0,31), entre a atividade física dos meninos e o apoio social dos amigos (OR: 0,25 IC95%: 0,09 – 0,67). Conclui-se que o apoio social está associado a prática de atividades físicas de meninos e meninas, devendo este correlato ser considerado em futuras intervenções.

Endereço: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/17941

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.