Correlatos da Qualidade de Vida com Características de Saúde e Demográficas de Estudantes de Medicina

Por: Francisco Erinaldo Leite Pereira, Jorge Luiz Araujo Filho, Liana Mirela Souza Oliveira, Maria Nathallya Rodrigues Tabosa, Petronio Souto Gouveia Filho e Rafaella do Carmo Ribeiro.

Revista Brasileira de Qualidade de Vida - v.9 - n.3 - 2017

Send to Kindle


Resumo

OBJETIVO: Correlacionar a qualidade de vida com características de saúde e demográficas de estudantes de Medicina de uma faculdade do interior do Nordeste.MÉTODOS: Pesquisa de caráter descritivo, transversal, analítico, com abordagem quantitativa. A amostra final foi constituída por 138 estudantes do curso de Medicina, sendo utilizada amostra não probabilística intencional, conforme critérios de inclusão e exclusão pré-determinados. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário de identificação do perfil social, demográfico e de saúde do estudante e o WHOQOL-Bref, validado no Brasil. Os dados foram analisados no Statistical Package for the Social Sciences.

RESULTADOS: A maioria dos estudantes eram mulheres (58,7%), com idades entre 18 e 24 anos, em que 45,7% da amostra consideraram as condições do curso excelentes e nunca pensaram em desistir. No entanto, 89,1%dos discentes relataram que às vezes precisam de tratamento psiquiátrico. No que diz respeito aos domínios da qualidade de vida, relações sociais apresentou o maior escore (69,92 pontos) e as correlações mais fortes foram entre o domínio meio ambiente e físico, bem como meio ambiente e relações sociais, ambas diretamente proporcionais e estatisticamente significativas. Ainda, o tratamento psicológico apresentou correlação positiva com os domínios de qualidade de vida.CONCLUSÕES: Os achados deste estudo indicaram haver correlações entre características de saúde e demográficas com os domínios da qualidade de vida, contudo as variáveis que correlacionam foram: sexo, satisfação com o curso, desejo de desistir do curso, uso de medicações em decorrência do curso e tratamento psicológico.

Endereço: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/6747

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.