Corrida de Rua, Lazer e Consumo. Análise da Campanha Publicitária Vem Junto da Marca Nike

Parte de Políticas Públicas, Modelos de Negócio e Inovação em Ambientes Digitais, Esporte e Mídia . páginas 280

Resumo

O objetivo principal deste estudo é ampliar a compreensão acerca do crescimento do esporte corrida de rua no Brasil nos últimos anos, tanto no número de provas oferecidas quanto no total de participantes, e verificar como a publicidade se relaciona com este fenômeno. A partir da análise da campanha publicitária “Vem Junto” da marca de artigos esportivos Nike (veiculada em território nacional no período que antecedeu os Jogos Olímpicos Rio 2016), procura-se discutir questões que envolvem a relevância social do esporte e a importância da publicidade como produção midiática que reflete elementos culturais e simbólicos por meio de suas representações sociais. Como abordagem metodológica, serão empregados os fundamentos da Análise do Discurso de linha francesa, em diálogo com os conceitos da sociologia do esporte. Palavras-chave: comunicação; esporte; corrida de rua; publicidade; análise do discurso.