Corrida de Rua: Uma Análise Qualitativa dos Aspectos Que Motivam Sua Prática

Por: Clara Maria Silvestre Monteiro de Freitas, Diogo Barbosa Albuquerque, Maritza Lordsleem Silva e Yves de Holanda Batista de Miranda.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.26 - n.3 - 2018

Send to Kindle


Resumo

Objetivou-se identificar e compreender os motivos que levam os indivíduos a buscarem a prática da corrida de rua. Trata-se de uma investigação descritiva de campo com abordagem qualitativa, no qual aprofunda-se no mundo dos significados das ações e relações humanas. O público do estudo foi composto por 09 sujeitos. Os dados foram coletados por meio de um questionário sociodemográfico e uma entrevista semiestruturada realizada com o auxílio de um gravador de voz. Os dados coletados com o uso do questionário foram tabulados com auxílio do Microsoft Excel versão 2010, já as entrevistas foram transcritas com o suporte do Software Launch Express Scribe Transcription. Recorreu-se à técnica de análise de conteúdo temática por frequência de Bardin, o que possibilitou a criação das categorias analíticas principais, secundárias e subcategorias a partir dos discursos proferidos pelos sujeitos. Para apresentação dos resultados recorreu-se à elaboração de diagrama, utilizando o software GoDiagram Win 5.2. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de ética da Universidade de Pernambuco, sob o CAAE - 61687416.2.0000.5207. Os motivos para a prática da corrida de rua foram classificados em: motivações intrínsecas e motivações extrínsecas, e com isso foram criadas as subcategorias oriundo das falas dos sujeitos: “influência de familiares/amigos” como extrínseco e “saúde”, “desafio”, “atividade física” como intrínsecas, sendo a de maior frequência advinda dos relatos a “influência de familiares/amigos”. Diante do exposto, a categoria “influência de familiares/amigos” foi mais presente para adesão dos indivíduos à prática da corrida de rua, o que revela a importância que esta atividade física possui socialmente, pois muitas vezes as pessoas são atraídas pelo sentimento de aceitação, o fazer parte de um grupo ou simplesmente estar correndo com alguém ao lado, estando clara essa mensagem nos relatos.

Endereço: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/8940

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.