Resumo

Introdução: As crenças podem ser entendidas como estruturas mentais relativamente estáveis, construídas geralmente por meio de experiências pessoais mais significativas vivenciadas no contexto social e educacional. Objetivo: Analisar as crenças de graduandos em Educação Física sobre a sequência pedagógica dos conteúdos dos esportes coletivos. Metodologia: Realizou-se pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e interpretativo, através de estudos de casos múltiplos com quatro graduandos do primeiro ano do curso de Educação Física. Para obtenção dos dados utilizou-se entrevistas semiestruturadas, observação sistemática e procedimentos de estimulação de memória. Os dados foram analisados a partir da técnica de análise do conteúdo. O projeto deste estudo foi aprovado por comitê de ética de pesquisa com seres humanos (Parecer nº 83238/2012), e todos os sujeitos assinaram os devidos termos de consentimento. Resultados: Constatou-se que os graduandos privilegiaram o ensino de conteúdos técnicos nas aulas, pois acreditam que numa sequência pedagógica, deve-se priorizar o desenvolvimento das habilidades motoras básicas ou fundamentais da modalidade esportiva antes de aprender a jogar, como: domínio, passe, condução e chute (Futsal); manejo, controle de corpo, drible e arremesso (basquetebol). Especificamente, eles ressaltaram o objetivo inicial de estimular a relação dos alunos com a bola, realizando progressões dos conteúdos no decorrer das sessões, por meio da combinação das habilidades técnicas e execuções motoras variadas, sobretudo, do mais simples para o mais complexo. 

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