Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar o crescimento físico, composição corporal e desempenho motor de escolares de 7 a 10 anos, de ambos os gêneros. Para tanto, a amostra foi constituída por 1.267 escolares, sendo 654 meninos e 613 meninas, pertencentes à pública de ensino do município de Cascavel-PR. Medidas antropométricas de massa corporal, estatura e espessura de dobras cutâneas foram obtidas para a determinação do índice de massa corporal (IMC), da gordura corporal relativa e da massa corporal magra. Uma bateria de testes motores foi utilizada para avaliação do desempenho motor a partir de indicadores de flexibilidade, resistência muscular, força muscular, velocidade e resistência cardiorrespiratória, de acordo com os referenciais relacionados à saúde propostos pelo Physical Best (1988). A classificação do nível sócio econômico foi estabelecida mediante a aplicação de um questionário com questões fechadas. Análise de variância (Anova two-way), seguida pelo teste post hoc de Scheffé quando p<0,05, foi utilizada para o tratamento dos dados. A partir de informações produzidas por tabelas de freqüências percentuais para observações relativas aos indicadores referenciais foram aplicados testes de significância entre proporções (p<0,05). Nenhuma diferença significativa entre os gêneros foi encontrada nos indicadores crescimento físico, sendo que o comportamento nas diferentes faixas etárias foi muito similar ao referencial adotado (NCHS). Com relação à composição corporal os resultados indicaram uma proporção elevada de escolares com elevada quantidade de gordura corporal (22% Dos meninos e 41% Das meninas). Por outro lado somente 31,5% dos meninos e 28,5% das meninas conseguiram atender aos critérios mínimos estabelecidos para a avaliação do desempenho motor. 

Acessar Arquivo