Crescimento, Composição Corporal e Performance Motora em Crianças e Adolescentes de 7 a 14 Anos Provenientes de Familias de Baixo Nivel Socio-economico e Participantes do Projeto Esporte Solidario, São Luis - Ma

Por: Leonardo Gonçalves da Silva Neto.

1999 29/10/1999

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar como se apresenta o crescimento, composição corporal e performance motora em crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, de ambos os sexos, provenientes de famílias de baixo nível sócio-econômico e participantes do Projeto Esporte Solidário, São Luis ? MA. A amostra utilizada constituiu-se de 734 crianças e adolescentes de ambos os sexos com idade entre 8,59 e 14,49 anos, selecionadas aleatoriamente. O estudo do crescimento foi realizado a partir das medidas de estatura (EST), altura tronco-cefálica (ATC) e massa corporal (MC). Para estudo da composição corporal recorreu-se ao percentual de gordura (%G) massa de gordura (MG), a massa corporal magra (MCM), índice de adiposidade corporal (IAC), dobras cutâneas do tronco (DCT), dobras cutâneas do tronco inferior (DCTI), dobras cutâneas do tronco superior (DCTS), dobras cutâneas dos membros (DCM), dobas cutâneas dos membros inferiores (DCMI), dobras cutâneas dos membros superiores (DCMS), relação entre as dobas cutâneas do tronco e as dobras cutâneas dos membros (CRT/CRM), perímetro muscular do braço (PMB), perímetro muscular da perna (PMP) e área muscular do braço (AMB).

Endereço: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000197656&opt=1

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.