Crescimento Fisico e Aptidão Fisica Relacionada a Saude em Escolares de Alto Nivel Socioeconomico

Por: Enio Ricardo Vaz Ronque.

2003 00/00/0000

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Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar o crescimento físico e a aptidão física relacionada à saúde em escolares de alto nível socioeconômico. Para tanto, a amostra foi constituída por 511 escolares (274 meninos e 237 meninas), de sete a 10 anos, do município de Londrina-PR. Medidas antropométricas de massa corporal, estatura e espessura de dobras cutâneas foram obtidas para a determinação do índice de massa corporal (IMC), da gordura corporal relativa e da massa corporal magra. Uma bateria de testes motores foi utilizada na avaliação dos indicadores de flexibilidade, resistência muscular, força muscular e resistência cardiorrespiratória, de acordo com referenciais de saúde propostos pelo Physical Best (1988). Um questionário com questões fechadas para a classificação do nível socioeconômico foi aplicado. Análise de variância (Anova two-way), seguida pelo teste post hoc de Scheffé quando P<0,05, foi utilizada para o tratamento dos dados. A partir de informações produzidas por tabelas de freqüências percentuais para observações relativas aos indicadores referenciais foram aplicados testes de significância entre proporções (P<0,05). Nenhuma diferença significativa foi verificada entre os gêneros em relação ao crescimento físico, sendo o comportamento evolutivo muito similar ao referencial proposto (CDC/NCHS). Por outro lado, com a composição corporal os resultados indicaram uma proporção de escolares com quantidade de gordura corporal considerada elevada (22%), sobretudo, entre os meninos (29%). Quanto ao atendimento dos critérios relacionados à saúde, verificou-se que somente 15% dos meninos e 20% das meninas conseguiram atender as exigências motoras mínimas estabelecidas pelo referencial adotado. 

Endereço: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000333030&opt=1

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