Crescimento Físico e Características Sócio-demográgicas em Escolares no Município de Florianópolis - Sc, Brasil

Por: e Mario Cesar Pires.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.6 - n.2 - 2004

Send to Kindle


Resumo

Este estudo objetivou traçar o perfil do crescimento físico e as características sociodemográficas de escolares (11-17 anos), no Município de Florianópolis, SC - Brasil. A amostra compreendeu 2.384 escolares (1.201 moças e 1.183 rapazes). Foram analisadas variáveis sócio-demográficas e de crescimento físico (massa corporal e estatura). Utilizou-se a estatística descritiva, teste “t” de Student para amostras independentes e análise de variância com dois fatores (idade e sexo). Os resultados demonstraram que: (a) os escolares pertenciam, predominantemente, a famílias de classes sócio econômicas “C” 33,3% e “B2” 25,5%; (b) na massa corporal os rapazes apresentaram valores superiores às moças dos 15 aos 17 anos e, na estatura, aos 11 e dos 14 aos 17 anos (p<0,05); (d) quando estratificada por rede de ensino e idade verificou-se que a massa corporal e a estatura dos rapazes que estudavam em escolas particulares foram superiores aos dos estudantes das escolas públicas em todas as idades, (p<0,05 aos 12 e 16 anos na estatura e aos 12 e dos 14 aos 17 anos de idade na massa corporal). Já as moças apresentaram resultados superiores na estatura (p<0,05) aos 11 e dos 14 aos 17 anos e na massa corporal aos 16 anos de idade. Diante do exposto, pode-se concluir que os rapazes no final da adolescência apresentam valores superiores de massa corporal e estatura quando comparados às moças. Tanto os rapazes quanto as moças das escolas particulares tendem a apresentar valores superiores de massa corporal e estatura quando comparados com a rede pública.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/3824

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.