Crescimento Físico e Composição Corporal de Escolares de Diferentes Grupos étnicos do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil

Por: , Adriano Ferreti Borgatto e Ilca Maria Saldanha Diniz.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.10 - n.1 - 2008

Send to Kindle


Resumo

Este estudo objetivou analisar variáveis do crescimento físico e da composição corporal em escolares de diferentes grupos étnicos (alemão, italiano e polonês), residentes na região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A amostra foi constituída de 1428 escolares (696 do sexo masculino e 732 do sexo feminino). Na análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva, ANOVA, teste Tukey (p≤ 0,05) e o teste do qui-quadrado (χ2). Na estatura, no sexo feminino aos 9 anos, foram encontradas diferenças (p≤ 0,05) entre as etnias, com valores inferiores para os escolares poloneses e, aos 15 anos, para os poloneses e alemães quando comparados aos italianos. Na massa corporal, ocorreram diferenças aos 14 anos (sexo masculino) e, aos 9 anos (sexo feminino), com valores inferiores para os escolares poloneses. O percentual de gordura foi superior nos escolares alemães, aos 12 anos (sexo masculino) e poloneses aos 15 anos (sexo feminino), quando comparados aos demais grupos étnicos (p≤ 0,05). Na massa corporal magra, os poloneses apresentaram resultados inferiores (p≤ 0,05) aos 14 anos (sexo masculino) e aos 9 anos (sexo feminino). A prevalência de obesidade, respectivamente para o sexo masculino e feminino, foi de 11,1% e 16,2%, nos escolares alemães, 6,6% e 19,4% nos italianos e 7,1% e 16,2% nos poloneses. De modo geral foram constatadas poucas diferenças entre as etnias tanto nas variáveis do crescimento físico quanto na composição corporal. Os escolares poloneses tenderam a apresentar resultados inferiores quando comparados aos alemães e italianos.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2008v10n1p12

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.