Crescimento Físico e Estado Nutricional de Escolares: Estudo Comparativo (1997 e 2009).

Por: Glauber Carvalho Nobre, João Otacílio Libardoni dos Santos, Joiana Dias Prestes, Márcio Borgonovo dos Santos, , e Zenite Machado.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.13 - n.3 - 2011

Send to Kindle


Resumo

O crescimento físico e estado nutricional são considerados excelentes indicadores de saúde, ao permitir o estabelecimento de padrões de monitoramento do desenvolvimento, principalmente de escolares. O estudo objetivou comparar o perfil de crescimento e estado nutricional de escolares em dois momentos 1997 e 2009.  Os dados do crescimento físico e do estado nutricional da amostra atual foram 645 escolares (270 do sexo masculino e 375 do sexo feminino). Foi utilizada a adequação IMC/Idade, utilizando-se como padrão de referência as curvas de crescimento da Organização Mundial da Saúde (OMS). Embora não tenham sido verificadas diferenças estatisticamente significativas nos indicadores estatura e massa corporal dos escolares, foi possível observar uma tendência de aumento destas variáveis entre as duas amostras e em ambos os sexos. Em relação à adequação do IMC, observou-se um aumento no percentual de rapazes com IMC baixo para a idade, a duplicação do percentual de obesos e uma redução no percentual de sujeitos com sobrepeso. No grupo feminino, percebeu-se um aumento na quantidade de indivíduos com Baixo Peso, Sobrepeso e Obesidade e um decréscimo no número de escolares com IMC adequado para idade. Pode-se concluir que os indicadores de crescimento físico (peso, estatura e IMC) não apresentaram mudanças significativas no período de tempo compreendido entre as duas amostras (1997 e 2009). No entanto, foi possível verificar uma tendência para incremento na estatura, na massa corporal e no número de sujeitos com Risco para Obesidade e Obesidade, principalmente no sexo feminino.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2011v13n3p216

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.