Crescimento Físico e Estado Nutricional de Escolares de Um Município do Interior do Nordeste Brasileiro

Por: Ewerton de Souza Bezerra, Glauber Carvalho Nobre, João Otacílio Libardoni dos Santos, Mateus Rossato e P. F. R. Bandeira.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivo:
Investigar o perfil de crescimento físico e estado nutricional de escolares da rede municipal de ensino de Crato, Ceará, Brasil.

Métodos/Resultados:
Participaram do estudo 369 meninos e 395 meninas com idades entre 7 a 10 anos. A avaliação do crescimento físico e estado nutricional foi realizada através das medidas de massa corporal e estatura, classificadas sob os indicadores de estatura para idade e índice de massa corporal para idade conforme a World Health Organization (2007). Em relação à estatura para idade, pode-se perceber que a grande maioria das crianças, independente do sexo e idade, encontrase dentro dos valores considerados adequados para este índice. Quanto ao IMC para idade verificou-se percentuais significativos de crianças com magreza e magreza acentuada.

Conclusão:
Estes achados podem indicar um quadro de deficiência nutricional e conseqüentemente gerar implicações negativas em vários aspectos do desenvolvimento destes indivíduos.

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.