Crescimento Humano, Composição Corporal e Desenvolvimento das Caracteristicas Sexuais Secundarias de Adolescentes de 11 a 14 Anos

Por: Ruben Dario Munoz Lopez.

2004 14/07/2004

Send to Kindle


Resumo

Desde que o ser humano nasce, até a sua maduração, entre o potencial genético os fatores secundários como a nutrição, fatores hormanais, meio ambiente, etc. Isto faz com que o fenômeno do desenvolvimento do crescimento seja um processo plástico que pode sofrer mudanças ou modificações que caracterizam as certas populações ou raças. O estudo dos fenômenos do maduração ajudam a conhecer ou compreender as variações biológicas do homem através da felogêneses e da antogêneses. A maduração biológica da menina se apresenta como um complexo processo que se determina por a idade ou o tempo transcurrido desde que nasce permitindo diferenciar etapas com características próprias que levam a menina a um nível de plena maduração, exemplo: etapa de récem nascido, maternal, escolar e adolescência. Adolescência é o período de transição durante a qual o menino ou a menina se transformam em indivíduos maduros em seus aspectos físicos sexuais, psicológicos y sociais. A puberdade a um período dentro da adolescência que determina alguns processos ou fenômenos mais preciso nas meninas que nos meninos e na qual se apresenta na menarca, mudanças da componição corporal e da aparição das características sexuais secundárias.Diversos protocólos são utilizados para evaluar os índices de maduração do menino ou menina como a idade esquelética, dental, somática, etc., incluindo a evaluação das características sexuais secundárias.Para este estudo se selecionou um grupo de 313 meninas entre 11 à 14 anos que cursava; o sexto, sétimo y oitavo ano do ensino básico e primero ano do ensino médio das comunidades de Concepción e Talcahuano (VIII región Chile). Aplicaram-Ies o protocólo de Slaughter que inclui a medição dos plégues cutâneos (triciptal y subescapular), para estimar a porcentagem de gordura corporal. As láminas ilustradas do J.M. Tanner (1962) aprovada pelo Centro de Estudo do Crescemento e Desemvolvimento da menina, do Centro Internacional da Infância, permitiu determinar os níveis de desenvolvimento das variaveis, pelos pubianos e seios requerendo a data da menarca. O índice de obesidade de Lohman se estimou, em base da porcentagem de gordura que entregou o resultado do método de Slaughter. Os resultados permitiram estimar a idade de aparição da menarca, o nível de tanner em que se apresenta o desenvolvimento do pelo pubiano e seios nas meninas sem e com a menarca, o índice de obesidade nas meninas e a porcentagem de gordura corporal promédio por idade e de acordo com o rango de 11 à 14 anos. As análisis dos parâmetros do crescimento como o peso e o tamanho, permitindo determinar nas meninas o promédio destes valores de acordo com a idade e os níveis de Tanner.

Endereço: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000349814&opt=1

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.