Crescimento Somático e Coordenação Motora de Crianças dos 6 Aos 14 Anos da Cidade da Beira - Moçambique. Um Estudo Exploratório

Por: Silvio Pedro José Saranga.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

O objectivo do presente estudo foi: (1) examinar a influência da idade cronológica e do sexo na variabilidade do crescimento somático e coordenação motora de crianças e jovens da cidade da Beira – Moçambique. Foram amostradas 882 sujeitos de ambos os sexos dos 6 e os 14 anos, sendo 451 sujeitos do sexo masculino e 432 do sexo feminino. A altura e o peso foram medidos segundo a padronização descrita por Lohman et al. (1988). A coordenação motora foi avaliada através da bateria de testes KTK para identificar crianças com dificuldades de coordenação entre os 5 e 14 anos de idade, composta por quatro teste, nomeadamente, equilibro em marcha à retaguarda, salto monopedal, saltos laterais e transposição lateral. A análise foi feita com o programa estatístico SPSS 17.0, recorrendo à ANOVA II e ANCOVA. Constatou-se um padrão incremental nas médias dos testes da coordenação motora em ambos os sexos, com valores mais elevados dos rapazes em todos os testes com excepção no salto lateral; um efeito principal e uma interacção da idade e sexo na maioria das variáveis somáticas e da coordenação motora. Conclusão: Os rapazes valores médios superiores aos das meninas nos indicadores somáticos e também revelara performances superiores na coordenação motora.

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.